Jimmy Wu é um sensei de judô de Taiwan que guardava uma história curiosa: ele treinou Osama Bin Laden quando o terrorista era estudante de uma universidade na Arábia Saudita, ainda nos anos 80. Segundo o treinador, que guarda uma vaga lembrança de seu pupilo, o terrorista morto na semana passada certa vez reprovou a presença de uma mulher nos treinos.
A mulher em questão era a própria esposa de Jimmy Wu, que certo dia foi encontrar o marido na academia. “A maioria dos estudantes não se importou, alguns sorriram, mas um muito alto veio a mim e perguntou ‘quem é ela?’”, recorda o professor. “O altão disse: 'isto é uma academia, nenhuma mulher deveria estar aqui'. Ele não aprovou. Eu tenho isso particularmente gravado na memória. Era Osama”, contou à agência Reuters.
A princípio, o aluno de 1m93 não chamou a atenção do sensei tailandês, que na época treinava a equipe nacional de judô da Arábia Saudita. Somente anos mais tarde foi lembrado por ex-alunos é que as memórias a respeito do aluno Osama voltaram à sua mente.
“Após o 11 de setembro, fui convidado para um seminário, e alguns de meus ex-alunos que estavam lá disseram 'Oh Jimmy, Osama, agora ele é nosso herói”, revelou o treinador, que considerava seu ex-pupilo uma aluno sério e dedicado aos treinos.
Uma dessas lembranças é que Jimmy Wu tentou desencorajar o ex-inimigo norte-americano a praticar judô por conta de seu tamanho, mas Bin Laden foi persistente e acabou seguindo com as práticas duas a três vezes por semana.
Hoje em dia, Wu é um cidadão australiano que divide seu tempo entre Sydney, Taiwan e o Oriente Médio.
sábado, 7 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário